Serviços

Acupuntura | Auriculoterapia | Eletroterapia | Quiropraxia | Laser Acupuntura | Reiki,



Acupuntura

É o conjunto de conhecimentos da medicina chinesa tradicional que visa à terapia e a cura das doenças através da aplicação de agulhas e de moxas, além de outras técnicas, como a ventosa. Esta ciência surgiu na China em plena Idade da Pedra, há aproximadamente 5.000 anos. No entanto, apesar de sua antigüidade, continua evoluindo. Com o moderno avanço tecnológico, outros instrumentos e técnicas como o ultra-som, as radiações infravermelhos, o raio laser e outros equipamentos vieram enriquecer seus recursos fisioterápicos.

As recentes pesquisas científicas tem contribuído muito para uma maior compreensão da Acupuntura. Apesar de ser uma ciência antiga, continua sendo um campo aberto à pesquisa e a novos conhecimentos. Assim, ao longo dos anos, tem havido muita inovação relacionada com seus princípios, meridianos e pontos.

Os conhecimentos da Acupuntura foram transmitidos de geração em geração. As recentes pesquisas demonstram que as velhas fórmulas e princípios da Acupuntura não foram ainda superados. Desse modo, aqueles que a praticam devem compenetrar-se de sua importância e estudar profundamente seus ensinamentos e diretrizes, pois somente assimilando-os, poderão contribuir para a evolução dessa antiga arte de curar.

Mais informações, clique aqui.

Topo ^


Auriculoterapia

É a técnica de análise e tratamento reflexológico por meio de estímulos no pavilhão auricular.

Sua origem data de milênios, tendo sido encontradas pinturas egípcias descrevendo o seu uso como anticoncepcional e para tratamento de ciatalgia, além de citações em tratados chineses e persas; Hipócrates, considerado o pai da medicina ocidental, detalhou a analgesia para nevralgias odontológicas, faciais e ciáticas.

Mais recentemente, no século XVII, o português Zacutus Lusitanus, em seu livro Zacuti Lusitani praxis medica admiranda, descreve seus tratamentos auriculares, o mesmo se dando com Valsalva, em De Aura Humana tractatus, em 1717, sendo que até a metade do século XIX são encontrados dezenas de artigos em revistas médicas relatando casos de sucesso, tendo, entretanto, caído em esquecimento até os meados de 1951, quando o médico francês Paul F. M. Nogier iniciou suas pesquisas, dando tamanho grau de desenvolvimento à técnica, que passou a ser considerado o “pai da Auriculoterapia”.

Acupunturista e quiropata, ele notou que diversas pessoas que sofriam de dor ciática tiveram seus sofrimentos cessados com cauterizações na orelha feitas pela “leiga” madame Barrin. Esses resultados empolgaram Nogier, passando ele a observar que na orelha há regiões doloridas espontaneamente ou ao toque, sempre que no corpo também houver dor.

Topo ^


Eletroterapia

É o uso de energia elétrica no tratamento de problemas de saúde. Na medicina, o termo eletroterapia pode se aplicar a uma variedade de tratamentos, incluindo o uso de corrente direta, como na cardioversão, e utilização de aparelhos elétricos.
O termo eletroterapia também se aplica à aplicação de corrente elétrica para acelerar o reabilitação de lesões. Adicionalmente, o termo eletroterapia também tem sido usado para uma gama de aparelhos e tratamentos alternativos.

Uso atual da eletroterapia
A eletroterapia inclui uma variedade de tipos de estimulações, protocolos e usos. Os mais comuns são:
* Eletroestimulação neuromuscular para reabilitação.
* TENS para terapia contra dor.
* Corrente Russa.
* Microcorrentes.
* Corrente galvânica para iontoforese (introdução de químicos nos tecidos através de campo elétrico).

Aplicações da eletroterapia
A eletroterapia é usada para relaxamento de espasmos musculares, prevenção e retardamento de atrofia por falta de uso, elevação da circulação sanguínea local, reabilitação e reeducação muscular, manutenção e elevação da amplitude de movimentos, controle da dor, estimulação pós-cirúrgica imediata dos músculos para evitar trombose venosa, recuperação de lesão e aplicação de medicamentos.

Topo ^


Quiropraxia

É uma profissão da saúde que lida com o tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações.

Os conceitos e os princípios que distinguem e diferenciam a filosofia da Quiropraxia de outras profissões de saúde são de grande importância para a maioria dos quiropraxistas e influenciam profundamente a atitude e a abordagem destes em relação à atenção à saúde.

A relação entre a estrutura, particularmente a coluna vertebral e o sistema músculo-esquelético, e a função, especialmente coordenadas pelo sistema nervoso, constitui a essência da Quiropraxia e o seu enfoque para a restauração e preservação da saúde.

Hipoteticamente, conseqüências neurofisiológicas significativas podem ocorrer como resultado de distúrbios funcionais mecânicos da coluna vertebral, descritos pelos quiropraxistas através do termo subluxação ou complexo de subluxação.

O exercício da Quiropraxia enfatiza o tratamento conservador do sistema neuro-músculo-esquelético, sem o uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos. Causas e conseqüências biopsicossociais também são fatores significativos na abordagem do paciente.

Topo ^


Laser Acupuntura (sem agulhas)

Consiste na estimulação dos pontos de Acupuntura com o Laser de Baixa Intensidade, sem efeito térmico e tem sido utilizada desde a década de 70.

O LASER (Light Amplification by Stimulated Emission Radiation ou amplificação da luz através da emissão estimulada de radiação) possui um feixe de luz monocromático, coerente e polarizado. É uma luz de cor pura, com um mesmo comprimento de onda, altamente direcional e com um mínimo de desvio.

Na Laser-Acupuntura utilizamos o Laser de Baixa Intensidade, com comprimento de onda de 660nm (vermelho) ou 780nm (infra-vermelho), não gera calor e tem baixa penetração na pele.

Usamos a técnica de contato, nos pontos de acupuntura, objetivando melhores resultados e potencializar a penetração do LASER.

Além dos Princípios da MTC (Medicina Tradicional Chinesa) e da Acupuntura Científica, A Laser Acupuntura baseia-se nos efeitos biológicos do Laser, promovendo biomodulação, analgesia e anti-inflamação.

Grande parte dos pontos de acupuntura são facilmente estimulados pelo Laser, porém em outros pontos os resultados não são satisfatórios.

Principais aplicações:
Artrose dos dedos das mãos;
Artrose Cervical, Dorsal e Lombar;
Artrose do Joelho;
Artrite dos dedos das mãos;
Artrite do Joelho;
Fasceíte Plantar;
Túnel do Carpo;
Epicondilite;
Ciatalgia;
Nevralgia do Trigêmio;
Dor e Disfunção de ATM;
Paralisia Facial;
Nevralgia Intercostal;
Nevralgia Pós-Herpética;
Rinite alérgica;
Sinusite;
Cefaléia frontal;
Profilaxia de Enxaqueca;
Torcicolo;
Herpes Simples (Prevenção e fase pré-vesicular);
Acne;
Ansiedade;
Depressão Leve.

Topo ^


Reiki

É a Energia de Cura Universal Quântica transmitida por meio de imposição de mãos nos chakras ou centros magnéticos e à distância, envolvendo a aura do indivíduo na cura integral e localizada.

Reiki é uma palavar de origem japonesa composta por duas sílabas:
Rei - força cósmica
Ki - energia vital (presente em tudo o que é vivo).

Para que serve o Reiki ?
O Reiki equilibra a energia física, emocional, mental e espiritual, elevando a pessoa que recebe a um nível de harmonização profunda em todos os campos energéticos ou chakras. Pode também ser utilizado em residências, locais de trabalho, objetos, animais e plantas.

O Reiki é energia quântica que age em um nível de freqüência energética superior à do corpo físico, promovendo uma transformação energética no organismo. Funciona como catalisador para acelerar a velocidade das reações bioquímicas envolvidas no processo de cura natural do corpo. Atua no nível celular, realizando uma limpeza ou catálise das energias deletérias instaladas. Também promove a desintoxicação dos átomos e moléculas, ampliando o processo bioenergético dos quatro corpos sutis: espírito, físico, emocional e mental.

Algumas indicações para o uso do Reiki:
Ansiedade
Alergias
Asma
Anorexia
Artrite
Bulimia
Bronquite
Câncer
Compulsão
Déficit de atenção
Dependência Química
Depressão
Dor ciática
Estresse
Enxaqueca
Fibromialgia
Fobias
Hipertensão Arterial
Hiperatividade
Impotência
Infertilidade
Menopausa
Obesidade
Sinusite e rinite alérgica
Síndrome do pânico
Insônia
Gripes e resfriados constantes

Também é utlizado para pessoas que necessitam ampliar a energia de órgãos devido a falta de produção de enzimas, hormônios ou outra disfunção. Pode ser indicado em casos de HIV para aumento de imunidade e Insuficiência Renal Crônica.
Útil na terapia de doenças ósteo-musculares, em pré-cirúrgicos de lesões ósseas, como fraturas, lesões graves em partes moles e tendões. Realiza o processo corretivo energético do local da lesão.

Topo ^